terça-feira, 23 de março de 2010

Marketing da Expectativa




Li a pouco tempo uma matéria na IDG NOW! (Como o marketing da expectativa tornou a Apple um objeto de desejo) que falava sobre a expectativa criada pela Apple antes dos lançamentos de seus produtos. O buzz que é criado, as especulações sobre o que vai ou não ser o produto, quando será lançado, tudo que gera na mente dos consumidores famintos por inovação e exclusividade aquela expectativa gostosa de sentir.

Já admirava o Jobs, mas agora li mais sobre ele e o admiro bem mais por todos esses incríveis produtos que mudaram nossas vidas e que desejamos ter a cada dia mais.

Confesso que estou APAIXONADA pelo iphone e não paro de pedir para meus chefes (Alexandre e André) para baixarem aplicativos para mim... os últimos foram da Farm e da Chanel. Sim, sem o iphone eu me sinto excluída digitalmente.

Com todo esse papo quero chegar na Moda. Ah, como esse Jobs inventa moda. Hoje, tive minha primeira aula do WorkShop sobre Marketing para Negócios de Moda com o Roberto Meireles ( AMEI!!!!!) e em um dos nossos bate-papos falamos sobre algo que me fez lembrar o marketing de expectativa que li sobre a Apple e o Jobs. Lembramos é claro da minha querida e saudosa FARM!!!

Lembro da agitação em que eu e as meninas ficávamos (trabalhei na Farm 2 diferentes vezes como vendedora e caixa, uma experiência que amei muito) antes das Convenções. Era uma delícia ver em primeira mão a coleção, o conceito e tudo que sempre representou para nós as Convenções da Farm. Só indo para saber como é. Muito mais que funcionária eu, Andréa, sempre fui cliente e cliente VIP... já até ganhei presente hehehehhe!!!!

Depois voltávamos super contentes e com uma outra expectativa criada: o dia do lançamento. Expectativa nossa e das clientes que faziam e fazem filas nas portas para serem as primeiras a entrarem, verem, sentirem e comprarem a coleção e junto claro a experiência carioca de ser da FARM.

Antes, bem antes essa expectativa era gerada apenas por telemarketing ou e-mail marketing, mas hoje tudo mudou e a FARM veio com isso antes de muita gente. As clientes conversam, fazem amizade, dão palpite, reclamam, pedem, agradecem pelo orkut, pelo blog e etc. Ah, o ADORO! O blog da FARM é excelente!! Sempre atualizadíssimo é hoje o grande responsável por essa tal expectativa que chega a doer o coração das farmetes. Ah, e pra quem tem iphone pode ver isso tudo baixando o aplicativo da FARM (como eu AINDA nao tenho eu vejo no do meu chefe mesmo, disfarça heheheh).

Expectativa para o lançamento, para mimos, para peças desejo e até para a convenção que dessa última vez teve cobertura de blogueiras (eu até que tentei!!!). A expectativa ultrapassou ao lançamento e agora gira em torno da convenção que foi super comentada no blog em tempo real.

Em um mundo onde tudo acontece tão rápido e quem em frações de segundos tudo está no ar na íntegra, essa expectativa é gostosa de ser sentida.

Nem preciso falar que agrega muitíssimo valor a marca e a torna cada vez mais desejada. Marketing de expectativa....adorei isso!!

Andréa Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário