quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Decodificando o luxo


Pesquisando para minha monografia sobre Comunicação de Marketing de Luxo encontrei muitos materiais interessantes. É curioso perceber como somos motivados pelo mercado, como a comunicação tem poder em mexer com nossos sentidos, principalmente a comunicação do mercado de luxo que é puramente sensorial.
Comecei por tentar definir a palavra luxo e a partir dessa definição tentar entender como esse mercado tem crescido nos últimos anos no Brasil, marcas abrindo suas próprias lojas, o mercado em geral, os grandes Grupos e marcas que movem esse setor, o consumidor de luxo, etc.
O que é luxo?
A palavra luxo vem de luz que significada luminosidade, algo resplandescente. Objetos de luxo são desejamos, pois trazem com eles a iluminação que precisamos ou que pensamos precisar para atingir um certo status na sociedade. Exemplificando, usar uma bolsa Louis Vuitton, um Rolex ou desfilar por ai com um Audi gera o tal status, a pessoa cria em torno dela uma certa luz aos olhos da sociedade.
Não necessitamos do luxo para viver. Desejamos o luxo, porque é prazeroso comprá-lo, utilizá-lo e vivenciá-lo. A compra do luxo está diretamente ligado ao prazer. Ninguém entra numa loja e compra uma bolsa de muitos mil reais e acha que está fazendo um super negócio, tão pouco ficam na dúvida entre um Rolex com números ou pontinhos/ tracinhos, porque na verdade a hora é o que menos importa nele.
Claramente podemos perceber como somos movidos pelo sentidos nesse tipo de aquisição. Porém a cada desejo que suprimos outro entra em seu lugar, é um círculo. Hoje há o que se chama de "Novo Luxo" que é aquele que foge da compra pela compra, da mera ostentação do ter para a maior valorização das experiências pessoais, do saber e do conhecer, pois o foco do consumidor vem mudamos. A Cafeteria Suplicy, por exemplo, já está inserida no segmento de luxo, pois lá o consumidor não toma apenas uma café, mas vive a experiência Suplicy de tomar um belo café. Falarei mais sobre esse tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário